Sanduiches: O que você sabe sobre eles?



O que você sabe sobre a origem dos sanduíches, ou sobre o nome deles?
Eu confesso que não sei muita coisa, mas tenho minha teoria. Para mim, a origem do sanduíche nasce nas mãos de alguns trabalhadores que, para suprir necessidades básicas de higiene na hora das refeições, recheavam pães com o almoço e a partir daí a coisa foi pegando gosto, dada a praticidade e combinação casual entre carnes e pães.
Penso também que era muito difícil, por preguiça ou não, lavar as marmitas logo após a forra, para evitar que os resíduos estragassem dentro delas, assim, alguém teve a idéia de levar pão para limpar o fundo antes de fechar tudo. Acredito também que algum desocupado, em meio a uma larica total, tentou satisfazer a fome a todo custo e terminou enfiando um pedaço de carne dentro do pão e chutou o pau da barraca.
Há ainda a idéia de que certo dia alguém imitou alguém que imitou outro alguém e um dia uma tiazinha achou de facilitar a vida daquele povo e começou a comercializar as proteínas junto com as saladas, tudo dentro de pães, e por ai foi.
Mas foi partir do século 19 que começou a se popularizar a idéia de almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes, por causa da revolução industrial. Daí então eles ganharam os cardápios das lanchonetes no mundo todo, e tudo facilitado para comer com a mão, que é inquestionavelmente mais rápido. Faz sentido?
A seguir, algumas hipóteses a respeito da nomeação dos sanduíches:
AMERICANO: Pão francês, queijo, presunto, ovo frito, alface e tomate
Nos anos 1940, os donos da lanchonete Salada Paulista, em São Paulo, aprimoraram o misto- quente (criado por lá mais ou menos na mesma época), pondo alface, ovo e bacon. Brasileiríssimo, o sanduba ganhou esse nome em homenagem à dupla ovo e bacon, popular nos Estados Unidos. Com o tempo, o bacon deixou de fazer parte da receita
BAURU: Pão francês, queijo, presunto e tomate
O estudante Casimiro Pinto, de Bauru, no interior paulista, freqüentava a lanchonete Ponto Chic, no centro de São Paulo. Um dia, no distante ano de 1939, pediu ao cozinheiro que preparasse um sanduíche com os ingredientes acima – a receita original leva rosbife no lugar do presunto. A combinação acabou sendo batizada com o nome da cidade do “inventor”
HOT-DOG: Pão e salsicha (e o que mais couber dentro)
Nos Estados Unidos, os vendedores de salsichas emprestavam luvas aos fregueses que não queriam sujar as mãos, mas elas nunca eram devolvidas. Para evitar o problema, o imigrante alemão Anton Feuchtwanger pediu ao cunhado padeiro para fazer um pão do tamanho das salsichas em 1904. O nome é uma alusão à qualidade duvidosa da carne e ao formato da salsicha, que lembra os cães da raça Dachshund, ou como são carinhosamente conhecidos por COFAP.
CHEESEBURGER: Pão, hambúrguer e queijo.
Apesar de alguns americanos terem vendido pães recheados com hambúrgueres e queijo na década de 1920, o mais esperto foi Louis Ballast, dono da lanchonete Humpty Dumpty, em Denver, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Ele registrou a patente do cheeseburger em 1935
BEIRUTEPão sírio, rosbife, queijo, alface, tomate, ovo frito.
O verdadeiro inventor é desconhecido, mas há algumas pistas sobre a origem do sanduba. O pão especial – hoje chamado de pão sírio – foi trazido para São Paulo no início do século 20 pelos imigrantes árabes. A partir de então, o sanduíche feito com o pão achatado ganhou esse nome dos paulistanos em homenagem aos nativos da capital libanesa
MOSTARDA, MIONESE E KETCHUP
Além de serem pouco calóricos, os dois condimentos tem outra coisa em comum: ambos são bem antigos. A mostarda já era usada por povos antigos antes de Cristo – os romanos foram os primeiros a fazer uma pasta com as sementes espremidas. Já o primeiro ketchup não tinha tomate: era uma salmoura que os chineses usavam para temperar peixes, chamada ke-tsiap. 
A maionese surgiu na França em 1756, para comemorar a vitória no início da Guerra dos Sete Anos contra a Inglaterra. A lenda diz que o molho feito com ovos surgiu depois da tomada do castelo de Saint Philip, localizado em Mahón – daí o nome original mahonnaise

Referência: http://blogs.diariodepernambuco.com.br

Comentários